Em ano eleitoral, Bertaiolli gastou R$ 15 mil por dia em publicidade

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Foram mais de R$ 5,3 milhões investidos em anúncios, veiculações e produções ao longo do ano passado. Foto: Divulgação

 

 

Em 2016, a crise econômica atingia o ápice, castigando os cofres públicos e forçando diversos municípios a cortar investimentos – inclusive com o básico. Mas a austeridade passou longe de Mogi das Cruzes, ao menos nos gastos com publicidade: foram mais de R$ 5,3 milhões investidos em anúncios, veiculações e produções ao longo do ano, de acordo com documentos da administração obtidos via Lei de Acesso à Informação pela reportagem da Gazeta.

A cifra de R$ 5,3 milhões corresponde a 15% de todo o orçamento deste ano previsto para o município de Salesópolis, por exemplo.
Para se ter uma ideia, por dia, o governo do ex-prefeito Marco Bertaiolli (PSD) gastou R$ 15 mil em veiculações de anúncios em diferentes veículos de imprensa, tanto locais quanto de outras regiões.

A agência responsável por gerenciar os investimentos com publicidade e propaganda da prefeitura é a Central Business, do empresário mogiano Tunico Andari. A empresa ganha uma porcentagem de comissão sobre cada veiculação, além de inúmeros “custos internos” presentes na lista de gastos.

 

OUTRO LADO – Procurada, a Central Business não se manifestou até o fechamento da edição. Dentre outras perguntas, o jornal quis saber como é feita a definição do teto de investimentos, quem define para quais veículos devem ser destinados as publicações (agência ou prefeitura) e qual a porcentagem da empresa sobre cada anúncio publicado.

A reportagem também tentou contato com a assessoria do ex-prefeito Bertaiolli, mas não obteve sucesso.




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