Guararema é reconhecida como Município de Interesse Turístico

Guararema
Cidade receberá recurso anual de R$ 550 mil para o setor de turismo. Foto: Divulgação

 

Guararema está a um passo de se tornar Município de Interesse Turístico (MIT) e receber recursos direcionados para investimentos na área. O Projeto de Lei nº 305/2017 foi aprovado na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) nesta terça-feira (16). A votação foi acompanhada pelo prefeito Adriano Leite (PR).

Em 2012, o setor de Turismo da Prefeitura de Guararema começou os trabalhos para viabilizar o reconhecimento, porém, como já existia o número máximo de estâncias no Estado (setenta), a cidade não pôde receber o título. De lá para cá a prefeitura atendeu a várias exigências do projeto do MIT, como levantamento dos dados turísticos, elaboração do inventário turístico, elaboração do Plano Diretor do Desenvolvimento Turístico, pesquisa de demanda potencial, entre outros requisitos, em conjunto com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Em março deste ano, o secretário de Turismo do Estado, Laércio Benko, em reunião com o prefeito, anunciou que o projeto de Guararema deveria ir para a votação na Alesp em meados de maio. Agora, com a aprovação pelos deputados estaduais, o projeto segue para sanção do governador Geraldo Alckmin, que deve acontecer de 15 a 30 dias.

Com o reconhecimento, Guararema passará a receber um recurso anual do Estado estimado em R$ 550 mil direcionado exclusivamente para incrementar o turismo, bem como os atrativos já existentes como o Pau d’Alho, Luís Carlos, a Maria-Fumaça, Pedra Montada, além dos eventos como o Cidade Natal e Festival de Meio Ambiente. Além disso, a partir do ano que vem, Guararema poderá ser elevada à condição de Estância Turística caso seja classificada como um dos três melhores municípios de interesse turístico entre os 140 existentes.

Para o prefeito, o título gera um impacto na economia e consequentemente no retorno na qualidade de vida da população dos serviços públicos. “O Turismo é uma das atividades econômicas que mais empregam em Guararema e que, consequentemente, impacta na geração de receita para o município e renda para a população. Isso reflete na manutenção dos serviços essenciais e na qualidade de vida da população de Guararema”, ressaltou.

 

 

 

 




One thought on “Guararema é reconhecida como Município de Interesse Turístico

  1. Laura Orlandino

    Sou moradora de Guararema, e fico muito feliz pela aprovação desse projeto, ficarei mais feliz ainda se o governador Geraldo Alckmin, provar esse projeto de lei, a população e os artesãos da cidade agradecem e ficarão muito felizes. Eu trabalho no Centro Artesanal D. Nenê

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *