Rede de atenção básica se torna prioridade na Saúde em Santa Isabel

ABRE_Santa Isabel_Mudanças Saúde - foto @pablodivulgação

Prefeita Fábia Porto quer que todos os postos sejam ESF. Missão está a cargo do novo secretário Clebão do Posto. Foto: Verônica Ribeiro/ AIPMSI

 

Por Lailson Nascimento

 

Nas mudanças realizadas em seu secretariado, a prefeita de Santa Isabel, Fábia Porto (PRB), confiou a Cléber Vinicius Kerchner, o Clebão do Posto, um dos setores mais desafiadores para o seu governo: a Secretaria Municipal de Saúde. Para ela, o vereador licenciado está apto a contribuir para a melhoria contínua de políticas públicas de saúde no município.

A ampliação da rede de atenção básica é fundamental para aumentar a qualidade do atendimento ofertado à população. Apesar da diversidade de serviços – UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Santa Casa e 11 postos de saúde -, a estrutura ainda é subutilizada pela população, como tem apontado o Ministério da Saúde. Em seu relatório de gestão de 2016, o órgão federal destacou que quase 60% de todo o orçamento municipal destinado para o setor no ano passado foi gasto com atendimentos de média e alta complexidade.

Consciente de que é necessário cumprir a recomendação do Ministério da Saúde no tocante à ampliação da rede básica, Fábia garante que o foco da Pasta tem sido justamente esse. “Temos um estudo em andamento para que 100% da atenção básica passe a contar com o programa ESF [Estratégia Saúde da Família]. Hoje, cinco postos já são conduzidos por esse programa, e a ideia é que, a partir da próxima licitação, toda a rede adote esse modelo de gestão, atingindo uma conformidade de trabalho”, explicou a prefeita.

 

PARCERIA – Demonstrando afinidade com o Plano de Governo para o setor de saúde, o novo secretário garante estar preparado para o cargo.

Ao lembrar que atuou como presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal nos últimos cinco anos, Clebão do Posto apontou, em entrevista, os desafios da Pasta, além de revelar suas principais metas como secretário. “Fui pego de surpresa, não nego, mas sei que a minha atuação política no setor de saúde me credenciou junto à prefeita. Por essa razão, recebi não como um convite, mas como convocação para fazer gestão de saúde no município. É uma estrutura grandiosa e, por isso, tenho que ser realista: temos muito o que melhorar, e é para isso que vou me dedicar”, prometeu.

A principal meta de Clebão é informatizar as unidades básicas, de forma que toda a rede tenha acesso às informações dos pacientes simultaneamente. Paralelamente, o novo secretário quer sanar os problemas rotineiros da Pasta.

Para realizar o trabalho, o vereador licenciado herdou serviços já estruturados por Fábia. Além do mutirão de cirurgias que ocorre em parceria com a Santa Casa do município, a prefeitura dará início às obras da UBS do Jardim das Acácias. Para o final do mês, dia 30, está programada a reinauguração da UBS II, na Avenida Brasil.

A partir de outubro, uma parceria com a UMC (Universidade Mogi das Cruzes) garantirá atendimento odontológico gratuito no município. Ao mesmo tempo, a administração municipal pretende finalizar o chamamento público para a contratação de profissionais de diversas especialidades, tais como fisioterapeutas e ginecologistas. Por fim, Fábia Porto revela que o pronto-socorro infantil da Santa Casa deve começar a atender até fevereiro de 2018.

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *