Salesópolis abriga primeira edição do “Festival Bicudinho-do-Brejo-Paulista”

Bicudinho

No domingo (08) público poderá participar de atividades gratuitas como palestras, oficinas, sorteio de brindes, saída a campo para observação de aves e ainda conferir exposição sobre a natureza local. Foto: Divulgação

 

Neste domingo (8) Salesópolis abriga a primeira edição do Festival Bicudinho-do-Brejo-Paulista: Um olhar para as aves de Salesópolis.

Com atividades gratuitas voltadas ao público em geral, o evento inédito visa destacar o potencial da cidade do Alto Tietê para o ecoturismo e a prática da observação de aves, apresentando a diversidade da avifauna local, que integra, entre as suas espécies, o bicudinho-do-brejo-paulista, ave endêmica da região.

O festival, que reunirá palestras, oficinas, sorteio de brindes e a exposição fotográfica “Salesópolis e seus encantos naturais” no Espaço Cultural Dita Parente, no Centro, inclui uma saída a campo para a observação de aves no entorno do rio Paraitinga.

“Nossa maior motivação é fomentar a preservação do bicudinho-do-brejo-paulista, além de apresentar a prática da observação de aves e seu crescimento em Salesópolis aos munícipes e, quem sabe, trazê-los para o ecoturismo, como os moradores de sítios com potencial para receber a atividade”, explica Elvis Japão, organizador do evento e membro do Clube de Observadores de Aves de Salesópolis e Região.

“Em 2016, recebemos uma ‘passarinhada’ no Museu da Energia de Salesópolis com mais de 80 observadores de aves, o que demonstra que o birdwatching é um filão a ser explorado no município”, defende Simone Villegas, coordenadora do Museu da Energia e membro da Associação Pró-Turismo de Salesópolis.

Já foram observadas e catalogadas mais de 380 espécies de aves em Salesópolis, sendo aproximadamente 280 destas registradas nas áreas de mata do Museu da Energia, que abrange um parque de mais de 130 hectares.

 

PROGRAMAÇÃO – O evento terá início às 8 horas, com o credenciamento e café da manhã. Às 9 horas, ocorre a primeira palestra: “Bicudinho-do-Brejo-Paulista: espécie endêmica e já ameaçada”, com o guia Elvis Japão. Às 9h30, a bióloga, consultora e especialista em ecologia e ecoturismo Tietta Pivatto ministra a palestra “Turismo de Observação de Aves: uma oportunidade de negócios”. Na sequência, às 10h30, a palestra “Do mato ao computador: a arte de fotografar”, com Felipe Riente, apresentará um guia básico para os iniciantes da fotografia de natureza.

Além das palestras, ao longo do dia, o público poderá participar da oficina “Desenho de aves para crianças e adultos”, com a ilustradora científica, designer, botânica e naturalista Cristiane Gardim. O workshop acontece das 9 às 11h30, e das 13 às 16 horas. O evento ainda integra sorteio de brindes e a exposição “Salesópolis e seus encantos naturais”. Para fechar a programação, a partir das 14 horas, o festival promove uma saída a campo para a fotografia e observação da avifauna local às margens do rio Paraitinga e seu entorno.

O 1º Festival Bicudinho-do-Brejo-Paulista: Um olhar para as aves de Salesópolis é uma realização do Clube de Observadores de Aves de Salesópolis e Região (COA Salesópolis), Protur (Associação Pró-Turismo de Salesópolis) e Prefeitura de Salesópolis, com apoio do Museu da Energia de Salesópolis e da ACETS (Associação Comercial da Estância Turística de Salesópolis).

 
SERVIÇO
1º FESTIVAL BICUDINHO DO BREJO PAULISTA – EVENTO GRATUITO

Quando? Domingo, 8 de outubro de 2017, das 8 às 16 horas

Onde? Espaço Cultural Dita Parente – Antigo Mercadão, Centro, Salesópolis – SP

Informações: 11 95774-4141 ou salesopolis@museudaenergia.org.br

Evento Gratuito




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *