Suzano tem o maior saldo de contratações de emprego no Alto Tietê no mês de setembro

wcosta3

Na visão do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR), desempenho  é resultado das ações voltadas, entre outra coisas, à qualificação da mão de obra e geração. Fotos: Divulgação

 

Suzano foi a cidade do Alto Tietê que teve o melhor saldo entre contratações e demissões no mês de setembro de 2017, conforme apontou o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do TEM (Ministério do Trabalho e Emprego).

No entendimento do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR), o desempenho do município é resultado das ações voltadas à intermediação entre oferta e demanda do mercado de trabalho, além do incentivo à capacitação e à qualificação da mão de obra local.

De acordo com os dados fornecidos pelo Caged, de 1° a 30 de setembro, Suzano teve 1.310 contratações com carteira assinada e 1.153 demissões, totalizando um saldo positivo de 157 novas vagas preenchidas. No balanço do ano de 2017, a cidade tem um saldo positivo de 947 vagas.

André LoduccaPara o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, o empresário André Maurício Loducca, os números positivos são frutos do trabalho que a administração municipal vem desempenhando na cidade, por meio de iniciativas de qualificação profissional e do encaminhando do munícipe à entrevista de emprego. “A pasta de Desenvolvimento Econômico (e Geração de Emprego) tem diversas ações que incentivam e oportunizam a reinserção ou, até mesmo, a conquista do primeiro emprego no mercado de trabalho. Inclusive, no Centrus (Centro Unificado de Serviços), temos o ‘Time do Emprego’, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e o ‘Suzano Mais Emprego’, que são iniciativas voltadas, exclusivamente, à geração de emprego”, explicou Loducca.

Dentre as ações exercidas pelo Poder Executivo em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, estão o “Time do Emprego”, que é uma capacitação que aborda lições teóricas e práticas sobre como se preparar para o mercado de trabalho, com direito a técnicas para serem utilizadas em entrevistas e na confecção de currículo profissional; e o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), local onde o cidadão pode se inscrever para cursos de qualificação profissional e ter acesso às vagas oferecidas pelas empresas abrigadas em Suzano e na região do Alto Tietê.

Segundo o chefe do Poder Executivo, além destes programas, a prefeitura também oferece o programa “Suzano Mais Emprego”, que visa fomentar as ações de empregabilidade na cidade, via a articulação institucional com o setor privado, firmando, assim, parceria com agências de emprego. “A Prefeitura de Suzano está à disposição dos comerciantes e dos empresários, bem como da população como um todo. Estamos (governo) indo à campo buscar meios de fomentar à geração de emprego e à capacitação, pois, desta forma, também iremos trabalhar o desenvolvimento econômico de nosso município. Acredito, inclusive, que a somatória de todas estas ações já mostra seus primeiros resultados positivos”, concluiu Ashiuchi.

 

Dados Caged

Ranking de setembro de 2017

Cidade                                   Saldo

Suzano                                   157

Itaquaquecetuba                     104

Santa Isabel                             65

Ferraz de Vasconcelos             52

Guararema                               34

Biritiba Mirim                          – 2

Salesópolis                               – 5

Mogi das Cruzes                      – 14

Poá                                           – 41

Arujá                                        – 111

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *