Turismo religioso é aposta

Salesópolis_Turismo Religioso - foto @brunoarib - Cópia
Igreja Católica está disposta a fomentar o turismo religioso no município; celebrações religiosas tradicionais prometem atrair fieis de todo o Estado. Foto: Bruno Arib

 

Por Irânia Souza

 

Não há um só final de semana em que a Estância Turística de Salesópolis deixa de festejar um santo padroeiro da cidade. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE), mais de 80% dos salesopolenses são seguidores da religião Católica Apostólica Romana. Isso classifica o município como um dos mais católicos de todo o Estado de São Paulo.

Por conta da influência da religião na cidade, a Paróquia São José Operário pretende aos poucos fomentar o turismo religioso, explorando as festas, celebrações religiosas e monumentos sacros.

Ao reconhecer que o turismo religioso movimenta a economia de qualquer município, o vigário paroquial Roberto Ribeiro dos Santos assegurou que a igreja tem feito o possível para impulsionar as festividades locais. A Paróquia é composta por 23 comunidades espalhadas por Salesópolis. Já a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, localizada no distrito de mesmo nome, possui 10 comunidades.

O objetivo, segundo ele, é continuar mobilizando as centenas de fieis que vêm para a cidade em busca das tradições que se confundem com a formação da cidade.

 

Televisão

Para que os eventos religiosos que acontecem em Salesópolis passem a atrair mais turistas, o vigário entende que é preciso se construir uma parceria com grandes mídias católicas, tais como as emissoras de televisão Canção Nova, TV Aparecida, Rede Vida e Rede Século 21.

Um bom exemplo de evento religioso midiático é a tradicional feira realizada às primeiras quintas-feiras de cada mês. Isso porque até mesmo os cidadãos salesopolenses não conhecem, em sua maioria, a origem do evento. Iniciado ainda no século XX, o evento começou por conta de uma promessa dos fieis pelo fim da varíola, doença que ocasionou mortandade na região. Desde então, realiza-se a missa, procissão ao santíssimo e a feira, sendo considerado um dia santo no município.

“Neste dia, a igreja chega a reunir mais de duas mil pessoas da cidade e de municípios vizinhos. Nós recebemos também visitantes de São Paulo, São José dos Campos e Jacareí. A nossa expectativa é aumentar ainda mais a quantidade de fieis”, destacou o vigário.

 

Interesse

O Gazeta Regional entrou em contato com algumas emissoras de televisão para saber se elas conhecem os eventos religiosos de Salesópolis. A TV Canção Nova informou que não, mas que avaliará a demanda e encaminhará para o departamento de Jornalismo da emissora, para uma possível reportagem. A TV Aparecida também disse que enviará a proposta para sua equipe de reportagem. A Rede Vida e a Rede Século 21 não retornaram o contato.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *